Paraty em 5 notas é uma bela pesquisa e seleção musical feita pelo Henrique Milen. Ele trabalha nos museus da cidade de Paraty e compartilhou conosco os seguintes achados musicais caiçaras:

1. Cantanto a Minha Terra – Felipe Guaraná

“Cantando a minha terra” é a música que dá nome ao primeiro disco de Felipe Guaraná. Nascido no Rio e radicado em Paraty desde 2007, Guaraná é um cantor e compositor que vai se firmando como nome de expressão na cena de Paraty. Ele foi produtor e vocalista do grupo Os Guaiamu, grupo de sambas e marchinhas que durou pouco, mas deixou sua marca. É também produtor e um dos puxadores do bloco “Arrastão do Jabaquara”, que há dois anos agita o carnaval da cidade com releituras de marchinhas tradicionais e canções próprias.

2. Caranguejo – Os Coroas Cirandeiros

O grupo “Os Coroas Cirandeiros” é o mais antigo de Paraty. Mestre Verino e Mestre Benedito tocam juntos há mais de 40 anos. Além da ciranda, o grupo também faz a Folia de Reis, percorrendo as casas de Paraty. Hoje o grupo é formado por seis integrantes, três deles irmãos. Em 1998 o grupo lançou o primeiro CD de ciranda de Paraty, com produção e direção do músico caiçara Luiz Perequê. “Caranguejo”, é uma faixa deste disco.

3. Maria põe o barco nágua – Os Caiçaras

Esta é a faixa 7 do CD OS Caiçaras. O grupo de cirandeiros “Os Caiçaras” surgiu em 1993, em uma brincadeira entre irmãos e amigos na festa do Divino quando Marly de Barros, que tem um programa de Show de Calouros na festa, pediu para que Leônidas Passos (fundador do grupo) fizesse uma apresentação. Aí surgiu a ideia de tocar uma ciranda. Na época existiam apenas dois grupos e o interessante é que ninguém sabia tocar. Esta versão de “Maria põe o barco nágua”, canção do folclore de pescadores, está no CD que o grupo gravou em 2011.

4. Canoa – Os Sete Unidos

O grupo Os Sete Unidos foi fundado em 1970 pelos cunhados Benedito Ricardo de Jesus (Seu Ditinho) e Benedito Bento (Seu Dito do Pandeiro). A escolha do nome do grupo se deve ao fato de todos serem parentes e terem aprendido com seus pais a tocar os instrumentos e gostar da música folclórica caiçara. Nas cirandas paratienses, a dança predominante é a “canoa”, uma música valsada na qual os pares dançam juntos por todo o tempo. Há registros de andamentos e ritmos variados, mas no geral semelhantes a marchinhas de salão, com andamento mais moderado e ênfase na cantoria.

5. Fotossíntese – Supercordas

Pedro Bonifrate e Diogo Valentino cresceram em Paraty e estão à frente do grupo de rock psicodélico (se é que pode se chamar assim) Supercordas. O primeiro disco, “Seres verdes ao redor”, de 2008, contém canções como “3000 folhas” e “fotossíntese”, que são o que Bonifrate classifica como “psicodelia manguezóide da boa”.

(Por Henrique Milen para O Brasil Com S)