Agora começamos a pesquisar o tema Andarilhos no O Brasil Com S: pessoas que se deslocam pelo país e, portanto, ajudam a construir uma noção de um povo que se desloca territorialmente, principalmente, para sobreviver.

Para dar início às pesquisas, vale ler trecho do ensaio, As Migrações Internas no Brasil, do professor Fausto Brito, UFMG. O texto responde à pergunta: O QUE NÃO SABEMOS SOBRE ANDARILHOS?

andarilho por cao guimarães

O processo de urbanização no Brasil só se acelerou e assumiu uma dimensão realmente estrutural na segunda metade do século passado. Somente na década de sessenta é que a população urbana superou a rural.

A velocidade do processo de urbanização, muito superior à dos países capitalistas mais avançados, foi a grande novidade do caso brasileiro. Exemplificando, em apenas 50 anos, na segunda metade do século XX, a população urbana passou de 19 milhões para 138 milhões, multiplicando-se 7,3 vezes, com uma taxa média anual de crescimento de 4,1%.

O que significou, a cada ano, em média, que 2,4 milhões de habitantes eram acrescidos à população urbana. Esse acelerado processo de urbanização era parte das profundas transformações estruturais pelas quais passavam a sociedade e a economia brasileiras. De fato, era a própria sociedade brasileira que se transformava cada vez mais em urbana, tornando irreversível a hegemonia das cidades, não só como o locus privilegiado das atividades econômicas e da residência da população, mas, também, como centro de difusão dos novos padrões de relações sociais – inclusive as relações de produção – e de estilos de vida.

Era o Brasil moderno, urbano-industrial, que se sobrepunha ao Brasil agrícola tradicional, gerando uma síntese singular, muito além de qualquer dualismo: desenvolvimento econômico e modernização social, com fortes desequilíbrios regionais e agudos desequilíbrios sociais.

Essas particularidades da economia e da sociedade brasileiras serviram de pano de fundo para
o fantástico movimento migratório da população. Somente entre 1960 e o final dos anos oitenta,
estima-se que saíram do campo em direção às cidades quase 43 milhões de pessoas, inclusive os
efeitos indiretos nas respectivas décadas.

Um deslocamento populacional gigantesco, num breve espaço de tempo, o que bem qualifica a causa fundamental do acelerado processo de urbanização pelo qual passava a sociedade brasileira.

Para ver o ensaio completo, acesse http://www.ence.ibge.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=372914de-2447-4554-8cdf-39be99c368e3&groupId=37690208 .

Imagem retirada do filme Andarilho, de Cao Guimarães.