Na última sexta-feira, fui à 37a. Mostra Internacional de Cinema em São Paulo para ver Os Romeiros de Padre Cícero, do Eduardo Coutinho. O longa foi gravado em Juazeiro do Norte, durante uma das maiores romarias em comemoração ao aniversário de nascimento do Padre Cícero e traz ótimas reflexões sobre o culto ao Santo do Cariri.

Apesar de ter sido criticado pela própria Igreja Católica, Padre Cícero é um ícone da fé religiosa no Nordeste do Brasil. Para os romeiros, ele não foi somente padre, mas é santo que inclusive faz parte da Santíssima Trindade (pai, filho e Espírito Santo). Em vida, ele foi o líder espiritual e político da região do Cariri. O culto fervoroso a ele é sustentado principalmente por uma de suas características: a semelhança com o povo nordestino. Padre Cícero, nas palavras dos romeiros, viveu a seca, falava como o povo, sentia as mesmas dificuldades. E essa percepção de semelhança costuma ser crucial para o reconhecimento e apreciação do nordestino, um povo que normalmente valoriza a afinidade, a história de vida compartilhada, a presença.

Impulsionados pela admiração a esse santo semelhante, milhares de nordestinos viajam durante todo o ano para o Juazeiro do Norte, fazendo da cidade um importante destino de romarias e, porque alguns romeiros acabam ficando por lá, um lugar formado por uma população de origem diversa. Para realizar a romaria, essas pessoas expressam com fervor algumas das suas características mais marcantes: a perseverança, a alegria, a inventividade.

Esse tom criativo e contente da perseverança nordestina é algo que torna a fé do povo ainda mais impressionante. Grupos de pessoas se organizam para, com poucos recursos, realizar viagens de muitos quilômetros de distância em condições precárias. Os pau de arara, caminhões de carga utilizados para transporte de pessoas nessas e outras situações, ficam repletos. As pensões ou pousadas tem seus espaços disputados por redes coloridas. E, mesmo nessas ocasiões, é comum que as pessoas estejam cantando, dançando ou criando ferramentas que vão lhes ajudar durante a viagem.

Fiquei tão encantada com as cenas de Os Romeiros de Padre Cícero, que resolvi realizar uma vontade que já estava no meu radar: conhecer o Cariri e Juazeiro do Norte. Aproveitarei uma viagem de pesquisa para o Ceará para ver de perto uma grande romaria, no próximo dia 02 de novembro. Mais que tomar a benção do Padim Ciço, quero conhecer de perto esse povo que insiste em acreditar num cotidiano melhor.bb11e9f9fd713c7b4493fdac3ad587da787

(Fonte da xilogravura: www.onordeste.com)