O Instamission é um projeto colaborativo de fotografia usa o aplicativo Instagram. A cada semana, é publicada uma missão, que vai de “fotografe um sorriso” a “fotografe janelas”, passando por “fotografe uma saudade”, “um objeto que conte história”, “uma música”, “esquinas”, “o bom da vida”. A partir disso, basta tirar uma foto e postá-la usando a hashtag correspondente (exemplo: #instamission135). Projeto criado pela Contente, empresa de projetos especiais online da publicitária Luiza Voll e da jornalista Dani Arrais.

Na ‪#‎Instamission135‬, fomos parceiros da Contente e pedimos: Fotografe o que o Brasil tem de mais autêntico! Somos fãs de Instamission desde o começo e adoramos o olhar brasileiro presente no projeto. E ficamos ainda mais contentes porque recebemos mais de 1700 fotos que são uma verdadeira imersão pelo país.

Para a missão, O Brasil com S se comprometeu a escolher 5 das fotos enviadas para sabermos um pouquinho mais sobre elas. Foram tantas as fotos com uma visão cotidiana e inspiradora de Brasil que decidimos escolher uma a mais.

Nesta semana, compartilhamos cada uma das 6 fotos curadas pelo O Brasil Com S no facebook e suas histórias. Agora contamos todos aqui:

1377038_528499177227311_434576325_n

O Brasil Com S: Para você, o que há de Brasil autêntico nessa foto?
@luizavoll: Os filtros de barro, a toalha de plástico estampada, a simplicidade e a originalidade na decoração, a reutilização de embalagens de formas criativas, o tucupi na garrafa pet e a farinha dentro dos potes… Esta casa inteira parecia um cenário de filme, tamanha beleza. Na minha opinião, era um perfeito retrato do que o Brasil tem de mais autêntico.

O Brasil Com S: Conte-nos um pouco da história da foto.
@luizavoll: Essa foto foi feita na casa do Seu Dilson, em setembro de 2013. Seu Dilson mora no Canal do Jari, no Rio Arapiuns (que fica em Santarém, no Pará). Toda essa área fica completamente inundada nos meses de fevereiro a agosto. A própria casa do Seu Dilson também fica inundada, mesmo tendo sido construída a quase 3 metros do chão (ele lamenta não ter construído a casa 1 metro mais alta). Esta casa foi uma das paradas que fizemos durante uma viagem de barco pelo belíssimo Rio Arapiuns. E foi uma das paradas mais especiais. Seu Dilson mostrou em detalhes sua casa, fotos de sua família – ele tem 6 filhos que moram longe dali, mas que segundo ele ligam religiosamente todos os dias. Saindo da casa, mostrou algumas preguiças que dormem nas árvores do seu quintal e mostrou também parte do gado que ele cria. Mesmo com a área ficando inundada durante grande parte do ano, ele não abre mão da sua criação. No período da alta ele transporta todo o seu gado para Santarém. Quando o rio baixa o suficiente, traz todo o gado de novo. E o seu Dilson não é o único que cria gado na região. Os custos são altos e a única explicação que seu Dilson me dá quando pergunto porque ele cria gado ali é a seguinte “é que a gente ama, né?”.

1382911_528856143858281_1942883551_n (1)

O Brasil Com S: Para você, o que há de Brasil autêntico nessa foto?
@tulionotini: O congado/reinado é uma manifestação da influência da cultura e dos ritos africanos em nossa história. E, para mim, essa miscigenação cultural do Brasil, em que bebemos de diversas fontes na tentativa de criar nossa identidade cultural, é o que há de mais autêntico na foto. É um retrato da pluralização da cultura brasileira.

O Brasil Com S: Conte-nos um pouco da história da foto.
@tulionotini: Essa foto foi feita em um dos dias do Reinado de Cláudio, minha cidade natal no interior de Minas. Em Cláudio, o Reinado dura 5 dias, começando na quinta e terminando na segunda. A foto foi feita no domingo à tarde, dia 18/08, dia conhecido como a “Chegada do Rei” – e ela mostra integrantes de um dos vários grupos de congado que vão a frente da comitiva do rei. Fui visitar minha família, depois de algum tempo sem os ver, e coincidentemente era o fim de semana do Reinado. No momento da foto, estava junto com meus pais, minha madrinha e meu irmão. 
O Reinado me lembra minha cidade e, principalmente, minha família – quando criança, minha mãe foi rainha do Reinado em um dos povoados de Cláudio, e eu fui príncipe. Ainda era muito pequeno para entender a simbologia e o significado dos ritos para todas aquelas pessoas – para mim, era uma festa colorida, musical, onde eu me fantasiava de príncipe e andava à cavalo. Divertido para qualquer criança. Depois, prestando atenção nos Reinados seguintes, percebi o quão é importante para os participantes, especialmente para os integrantes do Congado, a manutenção dessa manifestação cultural religiosa. É um momento para lembrar da grandiosidade da história de seus antepassados, uma valorização das suas raízes – é um “bater forte no peito”, com orgulho. É contar uma história através da dança, da música, dos cânticos. E é bonito de ver o quão empenhados eles são – ano após ano – em manter essa tradição e rejuvenescê-la com novos participantes.

1381383_529123250498237_761828689_n

O Brasil Com S: Conte-nos um pouco da história da foto.
@annaclaracarvalho: Sabe quando você tá com corpo de gripe e tudo que precisa é de uma farra de frutas? Pois bem, coloquei meu vestido favorito, o mais bonito, o mais florido, o mais vivido, e desci. Passei no bananeiro – o rapaz aqui da frente de casa que vende frutas, mas é especializado em bananas – e trouxe minha trouxinha de tangerinas. Especialmente embalada à mão, cheia de carinho de quem faz bem o que faz, ela tava tão bonita, tão florida, que merecia uma foto. Depois, farra de hidratação: tangerinas geladinhas, garantia de recuperação.

1375254_529671077110121_1310128035_n

O Brasil Com S: Para você, o que há de Brasil autêntico nessa foto?
@thiagorcaetano: Enfim, o que acho de mais autêntico nessa foto é a simplicidade e intimidade das antigas fazendas do Brasil, onde se penduravam, ainda que meio tortos, os retratos de família bem característicos daquela época. As cadeiras ajeitadas pelos cantos da casa para bater uma boa “prosa” e as pedras e flores dentro da bota para dar um charme bem interiorano.

O Brasil Com S: Conte-nos um pouco da história da foto.
@thiagorcaetano: Viajei em família para a Serra do Cipó em agosto e passamos bons momentos juntos. Fazia tempo que não conseguíamos reunir todos (pai, mãe, meu irmão e eu) em uma viagem mais longa. Ficamos 1 semana passeando pela região.

 

1384241_530134560397106_626102358_n

O Brasil Com S: Para você, o que há de Brasil autêntico nessa foto?
@mngallo: A foto nos convida a valorizar as ocasiões SIMPLES de felicidade. Num mundo cada vez mais consumista e high-tech, é importante lembrar que, balançar-se num pneu sentindo a brisa do mar, são os momentos que ficam – e os que realmente importam!

O Brasil Com S: Conte-nos um pouco da história da foto.
@mngallo: Fui a Trancoso-BA com meu marido comemorar nosso aniversário de casamento, as boas escolhas que fizemos até agora e a sorte que temos por estar com saúde e sermos mais apaixonados hoje do que há nove anos.

1379680_530697723674123_680987078_n

O Brasil Com S: Qual é a história da foto?
@carolalls: Ela foi tirada no interior do Ceará, na cidade de Aracati, em seu famoso mercadão central, agora em Julho de 2013! Tive a oportunidade de trocar algumas palavras com aquele senhor da fotografia, e ele me contou que desde que era jovem já trabalhava com seu pai em uma barraca de ervas e que algumas delas vem de seu próprio quintal