442254940_1280

Mestre é um ser humano sabedor, detentor de um saber.

É aquele que representa, mantém, apresenta e garante a continuidade de tradições populares únicas, musicais, folclóricas, religiosas, de artesanato. Seja um mestre de reisado, seja uma parteira ou uma rezadeira, são pessoas que detém essa cultura, ensinam e incentivam as gerações mais novas a dar continuidade a essa sabedoria.

Pesquisar e registrar suas obras é uma forma de entender nossa história e genealogia. Difundi-las é incentivar sua continuidade. Inseri-las em contextos atuais, como o mundo digital, é possibilitar sua circulação e recriação, ajudando a manter viva e respeitando integralmente a fonte cultural original.

O projeto Mestres Navegantes seleciona gêneros musicais para estampar culturas locais: reisado, banda-cabaçal, coco, guerreiro, maneiro pau, bacamarte, penitentes, inselenças, repente, embolada, cordel, lapinha e banda de pife. 

A escolha do Cariri deve-se por ser uma região fortemente marcada pela presença de mitos, lendas, rituais, festas, religiosidade, música, danças, entre outras riquezas do patrimônio cultural. É também centro fomentador e difusor de cultura popular, com forte atuação na produção musical.

Lugar onde as novas gerações encontram ambiente propício para criar, e são potenciais produtores desta cultura transmitida e renovada. Embora a pouca oferta de trabalho faça com que muitos jovens saiam das suas comunidades em busca de oportunidade na cidade grande, ainda existem muitos dando continuidade ao aprendizado com os mestres e ajudando a preservar a nossa cultura.

(Fonte: Natura Musical)

ASSISTA A TODOS OS VIDEOS: http://vimeo.com/mestresnavegantes

TERREIRO CARIRI from Mestres Navegantes on Vimeo.

Pesquisa e entrevista: Ana Luiza Gomes