A-camponesa-768x1024

A busca de referências e conteúdo para a composição do tema Acre foi certamente uma das que mais me impressionou até agora, em mais de um ano de O Brasil Com S: um livro, uma imersão, um documentário, algumas bibliotecas, um historiador, um indianista, um andarilho, uma professora, diversos alunos. Uma parteira, várias histórias.

Um dia de busca, após acionar nossa rede de colaboradores e os seguidores do projeto, e já estava trocando referências com tantas pessoas que as caixas de e-mail e mensagens chegaram a uma velocidade impossível de acompanhar (pra mim, que sou uma lerda virtual, é claro). Foi daí que pensei que, com tanta referência interessante, parecia que esse ritmo era ditado por uma necessidade gritante de o Acre ser assunto em algumas rodas.

É urgente falar sobre o Acre, pensei.

E aí começaram a vir as respostas às minhas perguntas, os resultados de pesquisas e os conteúdos pra eu ler. Várias foram as pessoas que se abriram – ou se ofereceram – para criar um conteúdo sobre o tema. Todos eles, com repertório suficiente e bastante experiência em seu ramo. Todos eles, empregando uma dedicação tão rara quanto bela.

Para todas as contribuições que recebi, fiquei impressionada com os pedidos de revisões e retornos. Todos os colaboradores com os quais falei, trataram seu conteúdo (ou sua rede) com um zelo de quem faz algo mesmo precioso. E passei os útlimos dias pensando sobre isso, sobre esse cuidado ao falar sobre o Acre.

É importante falar sobre o Acre, concluí.

E fiquei com a certeza de que todas as pontes feitas nessa pesquisa para O Brasil Com S devem ser divulgadas para que outros parceiros consigam se aproximar desse lugar tão interessante que (sim!) existe no nosso país.

(Por Mayra Fonseca. Ilustra esse post obra de Lucie Schreiner)