Para traduzir a região, escolhemos três fotógrafos gaúchos que exploraram em seus trabalhos amplos aspectos sociais e políticos da história do Rio Grande do Sul:

Eneida Serrano:

Graduada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974). Iniciou a carreira de fotógrafa em 1974, no jornal Zero Hora. Foi repórter-fotográfica da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (1977-1978), das revistas Agricultura e Cooperativismo, e do periódico mensal Coojornal. Foi sócia fundadora da agência fotográfica Ponto de Vista (1979) e trabalhou na sucursal do Rio Grande do Sul das revistas Isto É (1982-1988) e Veja (1988-1991). Desde 1992 tem estúdio próprio e desenvolve ensaios fotográficos com temas sociais. Colabora com as revistas Marie Claire e Cláudia, e atua nas áreas de publicidade, institucional e documentação do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. (FONTE)

Luiz Abreu:

Mudou-se para Porto Alegre em 1968 e iniciou seus estudos em química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi atendente no manicômio judiciário (1971-1975) e começou a fotografar os pacientes em 1973. Abandonou o curso de química e dedicou-se a fotografia, descobrindo-a como instrumento de denúncia. Trabalhou como repórter fotográfico no jornal Folha da Manhã (1974-1977) e no jornal da Cooperativa dos Jornalistas (1977-1978). Em 1978 foi um dos fundadores da agência Ponto de Vista que publicou dois ensaios sobre o Rio Grande do Sul: Santa Soja e Ponto de Vista – Um Depoimento Fotográfico. Nos anos 80 trabalhou como freelance para revistas como Manchete, Isto É, Visão, Época e para os jornais Zero Hora, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e Globo. Entre 1999 e 2002 foi coordenador do departamento de fotografia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Recebeu vários prêmios de fotografia entre eles o Primeiro Prêmio P&B no 2º. Concurso Leica-Agfa de Fotografia, em São Paulo (2004). Fundou sua própria agência, a Documental, e desenvolve projetos pessoais na área de fotografia documental. (FONTE)

Leonid Streliaev:

Filho de imigrantes russos e jornalista de formação, começou a exercer a atividade de fotógrafo em 1969. Trabalhou na revista Veja (1969 -1975) e colaborou para as revistas Realidade, Exame, Quarto Rodas e Placar. Também foi correspondente em Porto Alegre dos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Globo. Em 1991 foi presidente da Fundação Televisão Educativa do Rio Grande do Sul. Desenvolveu ampla documentação fotográfica sobre o estado do Rio Grande do Sul e atuou na área editorial.Em 1974 recebeu o 1º. Prêmio na categoria fotografia da Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, e em 2003, recebeu o Troféu Cultura Gaúcha pela publicação do livro Rio Grande do Sul. (FONTE)

Além disso, a série interiores de Eneida Serrano explora os aspectos cotidianos das casas gaúchas, algumas nos pampas e outras na serra gaúcha:

Entrevista com Eneida Serrano from Câmera Viajante on Vimeo.

Curadoria e pesquisa: Ana Luiza Gomes.