A cada quinzena, investigamos um tema no O Brasil Com S. Nesta quinzena, estamos pesquisando a mistura: os diferentes alimentos que são acrescentados ao binômio arroz com feijão.

A grande maioria da população brasileira almoça arroz com feijão com mistura.

Esse nome, mistura, é reconhecido e utilizado em algumas regiões do Brasil, como em algumas cidades do Nordeste. Apesar de não receber esse nome em todo o país, a mistura é presente em quase todo o território brasileiro e reinventa-se nas regiões.

522674_436764086400821_1579062575_n

Para responder O QUE NÃO SABEMOS SOBRE A MISTURA?, O Brasil Com S, recupera um ensaio da antropóloga brasileira Lívia Barbosa.

Abaixo, trecho do ensaio “Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil no prato dos brasileiros”, de 2007:

“A lógica de ingestão dos alimentos é outro aspecto distinto do sistema de refeições brasileiro. Entre nós vigora o “juntos, mas separados”. Ou seja, as pessoas colocam, ao mesmo tempo, os diferentes tipos de comida no prato, mantendo-os separados em pequenos montes e deixando que a combinação se processe no interior da boca. A mistura dos diferentes alimentos ainda no prato está associada à quebra de etiqueta e é vista com repugnância. A mistura, como elemento constitutivo do prato, está associada à cozinha regional ou típica, como é o caso do feijão tropeiro, do baião-de-dois e do cozido, ou a situações de intimidade, como é o caso do mexido (arroz, feijão, ovo, farinha, restos de feijoada).

Essa forma de ingestão contrasta, por exemplo, com a de alguns países europeus, nos quais a comida é ingerida seqüencialmente, isto é, um prato de cada vez, como é o caso da França e da Itália; ou junta, mas individualizada, no caso norte-americano, em que determinados pratos, como a salada, são comidos em vasilhames diferentes de onde se encontram os pratos principais e no qual as porções são individuais; ou mesmo, ainda, no caso chinês, onde os alimentos misturados são aglutinados entre si através de algum tipo de molho e comidos alternadamente com o arroz, que é mantido em uma tigela separada”.

Imagem: Arroz e Feijão por Anna Maria Maiolino