Joana Lira é brasileira, pernambucana e artista gráfica – nesta ordem. A força de um desenho e o que ele pode alcançar é sua busca incansável. Em 2008, lançou o livro Outros Carnavais sobre o trabalho de cenografia e identidade visual que desenvolveu durante dez anos para o Carnaval do Recife, projeto que lhe proporcionou a oportunidade de vestir sua cidade natal. Joana acredita, como nós, que o regional pode ser – e muito – universal. Foi a Joana que nos respondeu após voltar de uma viagem recente ao Tapajós:

Por que fazer um diário de viagem ao Tapajós?

Amazônia sempre foi um mundo distante. Daqui de longe, eu já havia desenhado suas lendas com botos, iaras, vitórias-régias, curupiras e guarás, seguindo meu imaginário. Porém, tinha uma vaga ideia do seu poder real. Nunca imaginei que fosse tanto. Nas últimas férias de julho, fomos convidados por um amigo querido e experiente no assunto a fazer uma viagem mágica e inesquecível. Foi aí que a Amazônia se materializou pra mim com força e emoção.

Por sete dias ficamos hospedados no Tupaiú, um barco que na brincadeira deve ser traduzido como uma nave espacial camuflada, muito confortável, que nos levou pelo rio Tapajós para conhecer os encantos desta terra, onde tudo é abundância. Céu, mata e água, a trilogia boa da vida.

Descobri várias coisas sobre lá. O pôr do sol de tão lindo chega a ser brega. É de cair o queixo ouvir a sabedoria da floresta pelos ribeirinhos. O céu parece que foi banhado de purpurina de tanta estrela que surge. Quero morar dentro de um pote de sorvete de tapioca. O banho de rio tem uma água quentinha, limpa e fresca, que te acolhe em todos os momentos do dia. A culinária do norte mexe com todos os nossos sentidos. Nada melhor na vida do que se ter amigos queridos em sintonia com você. Praia de rio é um vício. O passeio por um igapó é pura magia. Quero ser Margareth Mee. Nunca vi tanta beleza junta.

O resumo é que me senti teletransportada para um mundo paralelo deslumbrante que eu não fazia ideia que existia. Com toda convicção, foi a melhor viagem que já fiz. Tapajós é amor!

(Este tema foi feito em parceria com o Viageria e com o apoio da AMZ Projects).

Pesquisa e entrevista: Ana Luiza Gomes