Pesquisando sobre o barro, encontramos o Grupo Uirapuru Orquestra de Barro que, liderado por Tércio Araripe, pesquisa e cria instrumentos musicais produzidos com o material. Falando com o Tércio, decidimos que ele – especialista do cotidiano e do uso prático da matéria – seria uma ótima pessoa para nos responder: O que não sabemos sobre o barro?

O barro surge pela decomposição/erosão das rochas, que com as chuvas é levado a se acomodar nas margens dos rios e lagoas, sendo uma das matérias mais abundantes no nosso planeta.

Nos primeiros tempos, o barro ajudava o homem na caça: seguindo as pegadas impressas no barro das margens dos rios, podia alcançar a sua presa mais facilmente. Também auxiliava na sobrevivência protegendo e conservando os alimentos – antes armazenados em cascas e cabaças – em vasilhames de barro. Na espiritualidade, era empregado para a expressão do íntimo, dos desejos, das esperanças e dos agradecimentos. Podemos citar ainda o uso terapêutico do barro tanto aplicado no próprio corpo pra sanar enfermidades internas e externas, como em atividades terapêuticas auxiliando no desenvolvimento motor e emocional.

O barro vem acompanhando o homem no seu desenvolvimento desde os tempos primórdios até o desenvolvimento industrial contemporâneo. É utilizado em diversas áreas como eletroeletrônica, magnética, óptica, química, térmica mecânica, biológica, nuclear. Nos meios de transporte e nas naves espaciais, satélites, nos trilhos do trem-bala e em instrumentos musicais – como esse produzido pelo Grupo Uirapuru:

Grupo Uirapuru Orquestra de Barro

A reverberação sonora do barro já foi explorada por vários povos primitivos em regiões do planeta: ocarinas peruanas que são um tipo de flauta semi-esférica usada originalmente nos cultos aos mortos; o udu que é a moringa com um furo na lateral – um dos mais surpreendentes instrumentos de percussão e originário da Nigéria; a mridanga que é um tambor com pele nas duas extremidades feito no sul da Índia; além dos apitos feitos pelos povos indígenas da Amazônia brasileira.

(Por Mayra Fonseca. Texto de Tércio Araripe – Idealizador e diretor do Grupo Uirapuru Orquestra de Barro – e Terry Araújo – Artista plástica, ceramista e professora. No texto do post, imagem e vídeo de divulgação do Grupo Uirapuru Orquestra de Barro).