Bianca Oliveira foi nossa anfitriã na pesquisa do tema Morro do Querosene. Foi ela quem abriu portas e aumentou volumes. Na sua casa, enquanto ouvíamos seus discos, decidimos: é dela a seleção musical Morro do Querosene. Essa moça que fez busca em vídeos, usou gravador pra digitalizar faixas e preparar esta delícia de som.

Aproveitem:

O Butantã sempre foi meu ninho. Nasci e me criei aqui. O Morro do Querosene e suas manifestações incríveis, seus segredos e sua cultura infinita me foram sendo apresentados aos poucos, ao longo da vida, como numa visita longa de onde não se quer mais sair, aquela na qual ficamos e vamos, canto por canto, conhecendo a casa. Um pedaço de chão dessa São Paulo tão mal explorada, que cultiva com carinho e resistência um bocado de Maranhão, de Olinda, de África, de Brasil. Sempre esteve aqui e sempre vai estar. Morar aqui é como abrir um dicionário e a cada dia aprender uma nova palavra, uma nova palavra do campo semântico da música, da dança, do coletivo, da comunidade. São esses os sentidos que me guiam na escolha das faixas.

A busca por outras manifestações, outras batucadas, outros grupos de dança coletiva não demorou. Um pouco de cada coisa: o bumba meu boi, a capoeira, a dança afro, o tambor de crioula. Todas essas riquezas sempre brilharam por aqui, no morro. E é por esse caminho que segue a trilha. Aqui no morro a festa do boi acontece 3 vezes no ano, Tião Carvalho é quem puxa. A Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, do Mestre Dinho Nascimento e com a voz suave de Cecília, sua companheira de vida, militante e ativista do bairro, é uma das coisas mais bonitas que já vi. Conheci o tambor de crioula aqui também, nas oficinas do Grupo Cupuaçu, ponto de cultura local, assim como o Treme Terra, que trabalha a música, dança e cultura africanas.

Finalizo a seleção com a música que não é do morro mas é do mundo, que tive o prazer de apresentar ao O Brasil Com S, na vitrola velha de casa. Dj tudo, que representa um pouco dessa vontade, dessa coisa de querer resgatar, de trazer tudo junto e misturado.

1. Galvão – Bumba meu boi – Não posso mais ficar (despedida)
2. Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene – Berimbau Blues
3. Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene – Muzenza
4. Dinho Nascimento e Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene – Na Baixa do Sapateiro
5. Dinho Nascimento e Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene – Puxada de rede
6. Mestre Leonardo – Tambor de crioula – Baleia
7. Mestre Leonardo – Tambor de crioula – Chega pra roda
8. Dj Tudo e Sua Gente de Todo Lugar – É hoje é hoje
9. Dj Tudo e Sua Gente de Todo Lugar – Sou massape

(Foto de Mayra Fonseca na festa do batizado do boi, Morro do Querosene – 2014).