Largo de São Francisco da Prainha, Região Portuária do Rj. 2014 Foto: Ana Luiza Gomes

Entre os dias 25/08 e 05/09/14, compartilharemos aqui conteúdos produzidos em nossa imersão ao Morro da Conceição, na região portuária do Rio de Janeiro. Um tema que adoramos fazer ao lado de parceiros muito competentes.

A Carol Delgado é antropóloga e faz o Say It Loud, People, um projeto de discussão e aplicação da antropologia para busca de soluções de problemas contemporâneos. Carioca acostumada a caminhar pelo Rio de Janeiro para além dos cenários de cartões postais, foi ela quem nos apresentou o Morro da Conceição como uma sugestão de lugar para visitarmos. Certeira, essa moça sorridente abriu nossos olhos para essa região tão importante pra nossa história no passado, mas também no presente.

O Tomás de Lara, tecelão de redes, entendeu o propósito de nossa imersão e fez uma costura preciosa entre O Brasil Com S e seus amigos: ofereceu a incrível sede do Goma, vizinho do Morro, como ponto de apoio para nossa imersão. Lá conhecemos projetos e pessoas admiráveis como a Elisa Ferreira.

Foi a Elisa quem nos levou para um encontro do Viajantes do Território, Grupo de Trabalho de Cartografia Compartilhada e Participativa da Região Portuária do Rio de Janeiro. Lá conhecemos o Egeu, a Judite e o Rafa, que cederam conteúdo e material para enriquecer nosso trabalho sobre o Morro.

Subindo e descendo ladeiras, tivemos a companhia do artista Daniel Murgel, em seu espaço de trabalho ouvimos detalhes sobre a vida e cena artística da região.

E essa imersão só foi possível graças ao apoio da Farm que, interessada no Brasil e no Rio como nós, arcou com os custos de viagem e hospedagem que viabilizaram nossa andança pelo Morro da Conceição.

Felizes de ver que esse Brasil, Com S, é feito de sensibilidades, sinergias e sorrisos que se ajudam, agradecemos a todos.

(Foto de Ana Luiza Gomes).