Mais uma vez o Fabio Abreu, amigo fotógrafo e pesquisador de música brasileira nos preparou uma seleção musical. Agora, o tema é é o nosso idioma. E ele diz:

Nesta playlist a intenção é fazer um pequeno recorte dentro do universo das canções que se preocupam em criar experiências na língua e para a língua portuguesa; ou simplesmente trazer aquelas que “olham” pro nosso idioma com o olhar de cronista, como o lindo forró de Gonzagão.

Há também algumas canções em que a língua portuguesa (ou será brasileira?) se transfiguram em sons, timbres, fonemas acompanhando a melodia criando uma outra língua, a língua dons sons, da música.

Abrindo a playlist, está “O Pulsar”, poema de Augusto de Campos musicado por Caetano em 1975. Pode ser incluído numa experiência verbivocovisual, em que o texto é organizado segundo critérios relacionados aos aspectos gráficos e fonéticos das palavras.* Porém nesse caso, o poema vira a música e mais uma dimensão é somada e essa experiência.

Muito difícil fazer essa seleção, já que estamos aqui pisando num território extremamente fértil e desprovido de bordas e fronteiras. E difícil ser imparcial também! – e porque sê-lo, me pergunto?

Por isso fiz questão de incluir João Gilberto, o bruxo de Juazeiro, numa linda versão de “O sapo” de Donato, cuja melodia cantada em vogais acompanha as nuances dos acordes. E como chutei o pau da barraca da imparcialidade, vocês vão escutar alguns Caetanos.

•Leia mais: http://aulete.uol.com.br/verbivocovisual#ixzz2ENebh7zq