Flávia Valsani é o par de olhos gulosos e atentos que acompanham Let Massuala, dona do Cozinha da Matilde, em suas viagens às origens goianas. Voltando de viagem, tivemos a oportunidade de encontrar as meninas no bar e ouvimos sobre uma farofa incrível e…doce! É ela quem responde para a gente: “Por que fotografar a farofa da tia Su?”

fv_1180

O Brazil não conhece o Brasil e não poderia ser mais verdade.

Eu mesma, nascida e criada aqui em São Paulo, poderia dizer que a cada viagem dentro desse imenso país descubro um pouco mais da minha nacionalidade. Goiás tem sido um destino frequente e que traz sempre um misto de alegria e surpresa cada vez que eu ponho o pé lá. Faz sete anos que percorro cidades goianas, sempre a trabalho, mas essa foi a primeira de uma série de viagens investigativas da culinária brasileira ao lado de Letícia Massula.

Conhecer de perto as histórias de cozinheiras e produtores locais é de longe a melhor experiência da minha vida. Comida é afeto, a gente sabe. E descobrir como cada um revela esse afeto para os seus (familiares ou não) é um privilégio. A gente chegou de mansinho na casa da vó da Carol, a Maria, para comer arroz com suã. Definitivamente eu não esperava grandes surpresas no quesito farofa: farofa é bom, farofa a gente come sempre, farofa é amor. Pilotando o fogão estava a tia Su, bem faceira e generosa ao compartilhar cada mexidinha que ela dava nas panelas. Ela perguntou se a gente já tinha comido farofa doce. Assim… com açúcar. Eu quase tive um treco!

Com os olhos arregalados de incredulidade e o coração disparado ao ver aquele açúcar todo sendo despejado na panela eu só pensava: será que isso vai dar certo? E foi a melhor farofa que eu comi na vida. Era tão simples e tão certo que ficamos com aquela cara de: como é que eu não pensei nisso antes? Misturadinha com vinagrete e o arroz ficou ainda mais gostoso, com aquela cara de comida para aquecer o coração. Tem gente que gosta de caviar, eu prefiro farofa. Doce, de preferência, do jeitinho que a tia Su faz. 

fv_0870

fv_0800

fv_0891 (1)

fv_0905

fv_0955

fv_0883

 

(Texto de Ana Luiza Gomes em entrevista com Flávia Valsani. Fotos de Flávia Valsani. Direito de uso e reprodução de imagem proibidos. Este tema de pesquisa foi feito em parceria com a Cozinha de Matilde)

Pesquisa e entrevista: Ana Luiza Gomes